Quais são os Tipos de Carregadores e Conectores de Carros Elétricos?
Confira aqui quais são os tipos de carregadores e conectores para carros elétricos que estão disponíveis no Brasil!
Fonte: FreepikComo você já deve saber, os carros elétricos possuem diversos tipos de carregadores e conectores.
Isso acontece pois as marcas que produzem esses tipos automóveis acabam tendo utilizando diversos conectores, em invés de um padrão.
Certamente, isso é uma leve desvantagem, tendo em vista que, dependendo do modelo, pode ser muito difícil encontrar um conector compatível com o seu carro na cidade em que você mora.
Esse tipo de veículo é conhecido por oferecer uma longa carga, que pode ser usada para percorrer longos quilômetros, sem a necessidade de recargas recorrentes.
Portanto, caso você queira saber mais sobre os tipos de carregadores e conectores de carros elétricos, continue acompanhando esse artigo!
Aqui vamos te apresentar quais são as versões disponíveis no mercado brasileiro e quais são as entradas de carregador de algum dos modelos mais vendidos nacionalmente!
Tipos de carregadores elétricos
Em primeiro lugar, vamos falar sobre os tipos de carregadores para carros elétricos que existem no mercado atualmente.
Vale ressaltar que cada um deles tem uma função e uma entrega de KW diferente, por isso, é necessário se atentar a isso antes de investir em um produto como esse.
Portanto, confira abaixo quais são os modelos e escolha a versão adequada para o seu automóvel!
Carregador comercial (parking)
Provavelmente o item mais comum da lista, o carregador comercial conta com diversas frequências e em está disponível em diversos lugares.
Dependendo da cidade, eles podem estar localizados em postos de gasolina, shoppings, estacionamentos de comércios grandes, entre outros espaços.
Estima-se que esse carregador leva de 2 a 6 horas para completar a carga de um veículo com um motor de 40 kW.
Além disso, os carregadores comerciais também podem carregar mais de 1 carro por vez, o que é ótimo para evitar filas durante o carregamento.
Carga rápida (fast charger)
O nome deste carregador é bem autoexplicativo, não é mesmo?
O carregador de carga rápida é capaz de carregar o seu veículo de maneira completa em poucos minutos, o que é ótimo para pessoas que estão viajando e não querem perder muito tempo.
Esse modelo oferece de 60 kW até 400 kW dependendo do tipo de corrente.
Além disso, ele é comumente encontrado em postos de gasolina e eletropostos localizados por todo o Brasil.
Porém, por conta da velocidade em que carrega o carro, esse tipo de carregador pode estragar o motor do veículo, portanto, o seu uso contínuo não é recomendado.
Carregador residencial (Wallbox)
Oferecendo de 3,7 kW a 22 kW, o carregador residencial é a peça perfeita para se ter no domicílio, tendo em vista a praticidade, tamanho e facilidade de instalação.
Dependendo da tensão, esse modelo pode carregar um carro completamente entre 2 e 12 horas.
Aliás, vale ressaltar que o carregador residencial é um dos preferidos entre os donos de carros elétricos.
Certamente, isso acontece pelo conforto oferecido pelo modelo, afinal, não será necessário procurar pela cidade uma estação para carregar o veículo.
Carregador portátil
A potência máxima de um carregador portátil é de 22 kW, com isso, é possível carregar completamente uma bateria de 40 kW em cerca de 2 horas.
Uma das grandes vantagens do carregador portátil, como já diz o nome, é que ele pode ser levado com facilidade para qualquer lugar, tendo em vista o seu tamanho reduzido.
Isso dará uma segurança a mais para os motoristas em viagens longas, tendo em vista que eles poderão viajar com a segurança que terão como carregar seu carro caso a bateria esteja acabando.
Esse modelo é ideal para pessoas que não possuem espaço nem infraestrutura suficiente para ter um carregador residencial.